História do Clube

O Grupo Desportivo Alegria e Trabalho da Barroca D’Alva foi fundado no dia 1 de agosto de 1953.

Nasceu fruto da união de um grupo de sócios fundadores que, na sequência da tradição de prática de futebol entre aldeias e, ainda, dos bons resultados alcançados em torneios de futebol de onze na época realizados. Contou com os patrocínios da Câmara Municipal de Alcochete e do Sr. Eng.º Samuel Lupi, cavaleiro tauromáquico e proprietário da Herdade da Barroca, que resolveu mobilizar a população no sentido de recolher o apoio necessário à criação de clube e participação em provas federadas.

Uma das primeiras medidas a tomar teve a ver com a construção de um campo de futebol com as infraestruturas necessárias à aprovação do recinto desportivo pela Associação de Futebol de Setúbal. Nasceu assim o campo de jogos “Engenheiro José Samuel Lupi”, construído em terreno da herdade da Barroca D’Alva, pertencente ao engenheiro Samuel Lupi, construído sob a responsabilidade do primeiro presidente do clube, o Sr. António Carlos Dias e outros elementos da direção do clube.

Com o dinheiro obtido em peditórios, além de se construir o campo, construíram-se novos balneários, reconstruiu-se o muro envolvente ao campo de futebol e arranjou-se a iluminação elétrica.

O GDAT teve como primeiro presidente da direção o Sr. António Carlos Dias, que foi o grande obreiro da criação do clube e que foi eleito presidente honorário do clube.

Inicialmente funcionou só com a modalidade de futebol e com o escalão de seniores. Disputaram durante as várias épocas como atividade federada nas provas da Associação de Futebol de Setúbal, onde foi várias vezes campeão distrital. Posteriormente, ainda no escalão sénior e em futebol, participou nos campeonatos do Inatel, onde foi duas vezes campeão, e na taça do Inatel. O clube participou em provas oficiais de futebol até à época 2008/2009, dignificando o nome da vila de Alcochete e do concelho.

Como aconteceu à maioria dos clubes desta dimensão, por diversos motivos o GDAT foi obrigado a desistir da competição federada e, posteriormente, acabou por desistir da prática do futebol.
Na época 2007/2008, iniciou-se a prática de futsal, que nasceu no clube por vontade de um grupo de pais, que estava empenhado na educação física e intelectual dos seus filhos e que se uniu com o objetivo fundamental de lhes proporcionar uma educação e formação na área desportiva e social.

Desde 2007 que o GDAT tem participado regularmente nos campeonatos distritais de futsal, inicialmente com o escalão de benjamins, na época 2013/2014 participou também com o escalão de Infantis, em 2014/2015 com o escalão de Iniciados, em 2016/2017 com o escalão de Juvenis e em 2017/2018 com o escalão de Juniores. Além de marcar presença em torneios informais de futsal, não só nestes escalões, como também nos que não entram em competição (petizes e traquinas).

Atualmente, o clube treina nos pavilhões das escolas de Alcochete e nos pavilhões e polidesportivos pertencentes à Câmara Municipal de Alcochete.